18/05/2011 - FENASERA ATUA EM VÁRIAS FRENTES PARA DEFINIÇÃO DO RJU

FENASERA ATUA EM VÁRIAS FRENTES PARA DEFINIÇÃO DO RJU

Não consegue visualizar? Acesse este link.

FENASERA ATUA EM VÁRIAS FRENTES PARA DEFINIÇÃO DO RJU

A Fenasera vem concentrando todos os esforços para que o tema adoção do RJU – Regime Jurídico Único - tenha uma solução definitiva. Além do seminário geral sobre o assunto, realizado em 25/02, em Brasília, no dia 1º de março nossa federação nacional e o Sindecof/DF estiveram reunidos com o Advogado Geral da União, Luis Inacio Adams, na tentativa de buscar caminhos que viabilizem a aplicabilidade do RJU aos funcionários dos conselhos de fiscalização (conforme sentença do STJ), sem perder o que já foi conquistado em anos de luta.
       Durante o encontro, a Fenasera foi informada que os conselhos de fiscalização haviam procurado a AGU com preocupações decorrentes de uma possível transferência de pessoal para a folha de salários do governo federal, já que este seria o entendimento das autarquias do que aconteceria. A Fenasera defendeu veementemente que não seria assim, pois é perfeitamente possível a construção dialogada e conjunta de um modelo que preserve a autonomia dos conselhos na administração dos seus recursos e do seu pessoal, ficando gara ntidos a identidade, estabilidade e demais direitos que os servidores dos seus quadros detêm. A Fenasera explicou na AGU que aquele era um passo de muitos que serão dados nessa direção e, com o encontro, garantiu participação da própria AGU em outras reuniões que já estão agendadas.

Representantes da Fenasera com o
Advogado Geral da União (de camisa branca)
durante encontro em Brasília

FEDERAÇÃO TAMBÉM MARCA PRESENÇA EM SEMINÁRIO NACIONAL DA CUT SOBRE O SETOR PÚBLICO
      No período de 23 a 25 de fevereiro, a Fenasera esteve presente no Seminário Nacional da Coordenação do Setor Público, promovido pela CUT - Central Única dos Trabalhadores. O evento ocorreu em Brasília e contou com o presidente da entidade, José Roberto Lins Cavalcanti, o diretor da Secretaria Geral, Kazukiyo Kawaguchi, e o secretário estadual Marcelo. O Sindecof/DF, sindicato da nossa categoria no estado, também esteve representado. O seminário teve como objetivo debater a agenda 2011 e o funcionamento da coordenação do setor público. Durante os três dias foram discutidos os seguintes temas:

?Estratégia de atuação das entidades sindicais representativas do setor público da CUT para encaminhamento da proposta de regulamentação da negociação coletiva e o direito de greve no setor público;
?Organização de ações de enfrentamento para evitar que as propostas legislativas que retiram/ diminuam direitos dos servidores continuem a tramitar no Congresso Nacional;
?Propostas de ações junto ao Congresso Nacional para tramitação e aprovação de projetos legislativos que interessam aos servidores públicos;
?Avaliação da proposta de lei orgânica para a administração pública em debate no governo federal e definição do posicionamento da CUT;
?Definição da estratégia de atuação sindical do setor público da CUT: registro sindical e disputa eleitoral;
?Informação sobre campanhas salariais e intersecções sobre os temas que unificam as entidades;
?Apresentação e debates de propostas de ações no campo da relação saúde e trabalho e da política nacional de saúde do trabalhador.