08/03/2018 - 8 de março é mais um dia de luta!

São incontáveis as mulheres que entraram para a história e que são ícones do universo feminino. Seja por suas lutas, atitudes transgressoras e revolucionárias. Seja por terem dedicado suas vidas a causas políticas e sociais importantes, ou ainda pelo que produziram de conhecimento científico, artístico ou de qualquer outra área na qual atuaram e militaram. Todas, de alguma forma, eram consideradas à frente de seu tempo.

Neste 8 de março de 2018 e em todos os dias do ano, o Sindicoes rende homenagens a todas estas mulheres do passado e também a você mulher do presente, que diante de todos os desafios que a atual sociedade machista e patriarcal impõe, continuam na luta cotidiana por tratamento igualitário e pelo fim dos diversos tipos de opressão a que são submetidas.

Somente unidas e aguerridas será possível conquistarmos o cumprimento dos nossos direitos e uma vida mais plena, feliz e segura para a atual e para as futuras gerações de mulheres.

Confira uma pequena lista de oito mulheres inspiradoras e que fizeram história:

Zacimba Gaba: princesa africana escravizada no Brasil. Ajudou a libertar outros negros escravizados e fundou um dos maiores quilombos no norte do ES.

Cora Coralina (1889-1985): poetisa, produziu uma das obras literárias mais ricas em motivos do cotidiano do interior brasileiro.

Pagu (1910-1962): jornalista, escritora e ativista política.

Margarida Maria Alves (1933-1983): trabalhadora rural e sindicalista paraibana.

Joana d’Arc (1412-1431): combatente francesa que assumiu o exército real em várias batalhas durante o reinado de Carlos VII. Morreu na fogueira.

Rosa Luxemburgo (1871-1919): revolucionária e fundadora dos Partidos Comunistas da Polônia e da Alemanha.

Leila Diniz (1945-1972): atriz lembrada como símbolo da revolução feminina por romper tabus.

Frida Kahlo (1907-1954): artista mexicana. Revolucionária, transgressora e ícone do universo
feminino.